Voltar

Nota de solidariedade ao Museu Nacional

Incêndio ao Museu Nacional
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Agência Brasil


A Imprensa Nacional manifesta sua solidariedade ao Museu Nacional diante do irreparável dano causado ao seu valioso acervo pelo incêndio ocorrido na noite de 02/09. São muitas as razões para divulgarmos nosso apoio, mas destacamos duas.

A primeira, por termos sido vítimas de um incêndio em 15 de setembro de 1911, quando atendíamos no Rio de Janeiro, à rua 13 de maio, Centro. Àquela época, ainda não havia o nosso Museu da Imprensa, mas ainda hoje nos ressentimos dos danos causados pelo incêndio em livros, jornais, instalações e equipamentos, dentre os quais os dois primeiros prelos do Brasil que, a muito custo, conseguimos reproduzir em uma réplica em 2008, quase um século depois. Este exemplo aumenta as dimensões da tragédia, por termos vivido as dificuldades em reparar tamanho prejuízo, mesmo em proporções menores.

A segunda razão reside no fato de sermos também uma instituição fundada por D. João VI, dez anos antes, em 1808. Como tal, nosso pesar aumenta pelo trágico desaparecimento de um acervo tão bem preservado em uma instituição coirmã. Fica aqui nosso desejo de que a comunidade do Museu Nacional, representada por seus dirigentes, servidores, pesquisadores e estudantes tenham forças para conduzir o reerguimento, no que for possível, deste que é mais do que uma organização, um símbolo da memória cultural, antropológica e científica de nosso país.

Facebook Google plus Twitter WhatsApp Linkedin